Tocando Agora: ...
Nenhuma programação no momento
No ar: ...

...

Reconciliação de agendas entre Sudeste e Nordeste fortalece setor bioenergético, defende Ubiratan em fórum

Publicada em: 08/09/2025 11:23 -

Executivo foi homenageado durante o Fórum Nordeste 2025, em Recife, por sua atuação de quatro décadas na promoção de uma agenda convergente para o setor

 

RECIFE (PE) – A 14ª edição do Fórum Nordeste, realizada na última segunda-feira (01/09/25), na capital pernambucana, colocou em evidência a força da bioenergia brasileira e, sobretudo, a importância da união regional para o crescimento do setor. O evento, organizado pela Folha de Pernambuco e pelo Grupo EQM, reuniu autoridades, empresários e especialistas para debater as novas tendências do setor e seu papel central na transição energética do país.

 

Um dos momentos mais significativos da programação foi a homenagem a Carlos Ubiratan Garms, membro do conselho de acionistas da Cocal e presidente do Conselho da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar). Ubiratan foi reconhecido por seu papel fundamental, ao longo dos últimos 40 anos, na construção de pontes e no diálogo entre as regiões Sudeste e Nordeste, impulsionando uma atuação mais convergente e estratégica para a bioenergia nacional.

 

Em seu discurso de abertura, o executivo dedicou a honraria aos sindicatos estaduais e a todas as lideranças do setor, que comparou a “engrenagens de um mesmo relógio”, essenciais para o funcionamento harmônico da indústria. Ubiratan defendeu que a cooperação entre as regiões é a chave para o sucesso.

 

“Quando o Sudeste escuta o Nordeste, e o Nordeste dialoga com o Sudeste, quem ganha é o Brasil”, afirmou, com convicção. “Essa aproximação tem se refletido em posições comuns sobre competitividade, previsibilidade regulatória e agenda de descarbonização, elevando a voz unificada do setor em debates estratégicos nacionais”, completou.

 

A palisa de Ubiratan reforça a tese de que a reconciliação de agendas regionais é um pilar para fortalecer a competitividade nacional e oferecer a previsibilidade regulatória necessária para atrair investimentos e fomentar a inovação.

 

Biometano em destaque

 

A programação do Fórum também incluiu debates técnicos sobre o futuro da energia. Destaque para a palestra do diretor comercial e de novos produtos da Cocal, Andre Gustavo Alves, que discorreu sobre "O papel do biometano na descarbonização da matriz energética brasileira". A palestra salientou o potencial desse combustível renovável, derivado do biogás, para descarbonizar setores complexos como o transporte pesado e a indústria, consolidando o Brasil na vanguarda da economia verde.

 

A cobertura completa do Fórum Nordeste 2025, incluindo as palestras na íntegra e entrevistas exclusivas com os participantes, está disponível no canal oficial do evento através do link: https://www.youtube.com/watch?v=fQUTLvcBLdk

 

Por Redação Broto News

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...